[Criando... Histórias] Mundo 1 :: Quem é o meu personagem?


Olá pessoas, como vão? 

Eis o primeiro post desse blog! E nada melhor do que começar com uma série, não? Criando... Histórias  vai ser um conjunto de publicações sobre dicas de como criar mundos fictícios na minha visão. Coisas que andei desenvolvendo com o tempo e que aprendi com o contato frequente com outros autores, além de workshops que vi sobre o assunto. Bom, espero que vocês gostem e que interajam também deixando os seus métodos, um ajuda o outro, esse é o lema!

Antes mesmo de realizar o escopo da sua história você tem que pensar no seu ator principal! Naquele personagem que vai fazer seu mundo circular. É ele que vai definir se sua obra vale a pena ou não ser lida, é ele que vai fazer seu leitor ficar até a última linha, então por isso, ele deve ser bem pensado. Provavelmente você já deve está achando, que deve começar a pensar nas características físicas dele! 

ERROU! 

Os elementos físicos do seu personagem podem até ser importantes, mas, ao contrário daquilo que aprendemos na escola, quando os professores nos ensinam sobre construção de personagens, o físico não deve ser a primeira coisa a ser pensada e colocada em prática, só se ele for um fator essencial que está alinhado aos três tópicos mais importantes para se construir um ator principal:

O que o move? Qual é o seu passado? O que pode mudar seu futuro? 

O que o move? 

Antes mesmo de saber os aspectos físicos do seu personagem, você deve saber o que o move. Qual é a motivação desse personagem nesse mundo? Por que isso faz dele o que ele é? Esse é um fator importantíssimo para a construção da sua história. É ela que vai dar impulso na sua história e direcioná-la da melhor maneira possível.

Qual é o seu passado?

Assim como nós seres reais, o personagem deve ter um ponto anterior da vida. Algo que o definiu antes e que explique as causas de certas atitudes do mesmo. Além do mais isso vai criar um ambiente para o seu leitor e muitas teorias também. 

O que pode mudar seu futuro?

Essa é sem dúvidas a parte chave da sua história. É aquele pequeno detalhe que pode transformar por completo o seu personagem, e esse mesmo ponto pode ou não estar explicito no texto. Saiba que as vezes mesmo não estando claro o seu leitor descobre (risos). Então, especifique antes de começar a história, qual detalhe pode mudar o seu personagem principal e como isso vai impactar na sua obra.

E aí amados, gostaram das dicas? Espero que sim! 

Comentem aí embaixo se querem que eu continue. 👇💓



 

Comentários